Há um ano e meio atrás indiquei 10 podcasts em uma lista aqui no site, e agora, para celebrar o Dia do Podcast (21 de outubro), trago mais 5 e um bônus.


Depois que a Taverna do Mapinguari fechou fiquei um tempo vagando, até que ouvi um som familiar (a música que tocava nas nossas aberturas) e entrei. A Taverna do Beholder Cego é um podcast sobre RPG apresentado por um Bardo e um Taverneiro muito simpáticos. O que realmente é interessante é que eles não se limitam a discutir regras e sistemas, mas trazem assuntos como ‘Maias, Incas e Astecas’ e ‘Filmes da Sessão da Tarde’ e usam como fonte de inspiração para a criação de aventuras e personagens. Eles já receberam convidados como Eduardo Spohr e Leonel Caldela e o cast é atualmente um dos meus favoritos.

Pra quem é: Pra quem tem ao menos algum interesse em RPG.

Pra começar: #25 – Licantropia, Lobisomens e Maldições (só pelos causos de interior do Taverneiro).


Esse cast tem um formato espetacular e totalmente diferente do convencional. São narrativas super imersivas de acontecimentos históricos como a Segunda Guerra Mundial e mistérios do mundo como o Triângulo das Bermudas e a Mansão Winchester. Feitos com muita qualidade, tanto técnica quanto de pesquisa, os episódios costumam ter entre 20 e 30 minutos, e sempre me fazem buscar mais sobre o assunto após ouvir.

Pra quem é: pra quem gosta de uma boa história.

Pra começar: X – A Expedição de Shackleton.


Feito pelos escritores Fábio M. Barreto e Rob Gordon, o cast aborda o universo literário do ponto de vista dos escritores. Portanto, o cast não apenas dicute obras, como outros casts literários, mas também aborda técnicas narrativas, mercado editorial, rotina de escritor (e outros profissionais que trabalham com word, como roteiristas, quadrinistas, editores e até redatores publicitários) e suas inspirações.

Pra quem é: Pra gente que escreve.

Pra começar: 33 – Criação de Personagens: Akira Kurosawa.


Nexo é um portal de notícias que é um verdadeiro achado nessa época de fake news e matérias tendenciosas pra todos os lados. Com perfil isentão e jornalismo sério, o Nexo traz artigos de muita qualidade sobre política, comportamento e sociedade, e tem também um podcast, que se permite abordar temas como música, gastronomia, literatura e outros.

Pra quem é: pra quem quer ficar bem informado.

Pra começar: Recentemente o podcast lançou a série especial ‘Politiquês’, que explica assuntos do momento na política, como CPI’s, Quadrilhão e outros. O primeiro da série foi ‘Reforma política: em caso de emergência, quebre o vidro‘.


Parte da família B9 de Podcasts, o Pouco Pixel fala de videogames antigos, como Super Mario, Battletoads e Ninja Gaiden, sempre com bom humor e nostalgia, mas também com análise crítica e técnica. Mas o que é realmente surpreendente nesse podcast é que, além do conteúdo sobre jogos, os casts trazem sempre no final um debate muito bem embasado sobre o assunto do momento, seja arte, política, história, música ou outros.

Pra quem é: pra quem lembra da vida antes dos checkpoints infinitos.

Pra começar: #94 – Super Nintendo x Mega Drive.


Bônus:

Jamie Morton descobriu que seu sexagenário pai escreveu um livro erótico em que uma protagonista no estilo Emanuelle vive as mais loucas fantasias sexuais. Depois do choque e do horror, ele acabou resolvendo transformar a história toda em um podcast. Toda semana, ele e seus amigos James Cooper e Alice Levine leem um hilário capítulo do livro. De vez em quando eles recebem até convidados especiais, como o ator Elijah Wood. O podcast fez um sucesso enorme, o livro virou um bestseller na Amazon e o pai do Jamie, que assina o livro sob o pseudônimo de Rocky Flinstone (o nome original do personagem Fred Flinstone) não poderia estar mais orgulhoso.

Pra quem é: pra quem fala inglês e curte uma sacanagem.

Pra começar: S1E1 – ‘The Job Interview’.