5 Livros sobre Ciência que você deveria ler

Publicado em 9 de janeiro de 2016 | Por Alberto Carvalho | Ciência, Literatura, Tecnologia

Nem todo nerd gosta de resolver cálculo, aprender fórmulas ou memorizar estruturas, mas certamente todos adoram entender como as coisas funcionam. Existem grandes cientistas que dedicaram/dedicam a vida não só aos estudos e às pesquisas, mas também a tornar o conhecimento mais acessível. Então, para você, curioso sobre o funcionamento do universo, preparei uma lista com 5 livros para entender assuntos relacionados à ciência bem complexos de um jeito mais fácil.

Uma Breve História do Tempo

brevehistoria

Escrito pelo famoso físico Stephen Hawking, o livro nos faz refletir sobre questões fundamentais do universo. Como foi seu início? Ele terá um fim? Ele é ou não infinito? É possível viajar no tempo? De maneira muito didática o autor explica conceito cruciais sobre o universo, mostrando a evolução dos estudos da física, desde Aristóteles e Kant, passando por Copérnico, Galileu e Newton, até a física moderna com os estudos de Einstein sobre a relatividade, mecânica quântica e teoria das cordas.

Cosmos

cosmos

Sucedendo a famosíssima série homônima, que ganhou uma nova edição, com a apresentação de Neil DeGrasse Tyson, Cosmos é uma consagração da ciência como uma das atividades mais nobres do espírito humano. Dividido em 13 capítulos, ele traz as incríveis reflexões de Sagan sobre uma variedade de tópicos: história, biologia, cosmologia, antropologia… só para citar alguns.

O Universo Numa Casca de Noz

hawk

O segundo de Stephen Hawking, também tem a proposta de explicar assuntos bastante complexos com uma linguagem mais “simples”. O autor nos leva ao instante do Big Bang, explica o conceito de buraco negro, o princípio da incerteza, Teoria -M e diversos outros. A obra é repleta de ilustrações que facilitam o entendimento, agregado a isso, temos o bom humor Hawking, tornando o estudo de física teórica interessante e divertidíssimo.

A Física do Futuro

2.1.

Escrito pelo físico Michio Kaku, a obra prevê a progressão científica da humanidade, do período atual até o final deste século. Diferente dos livros de ficção, a obra trata o assunto baseado apenas em fatos, ou seja, não são especulações ou divagações acerca do que o autor imagina. Michio entrevistou mais de 300 cientistas renomados em suas áreas, dando, assim, a sustentação científica para a obra. Dividido em campos de estudo como, por exemplo, biotecnologia, nanotecnologia, computação, medicina, genética, etc., e cada campo em períodos, atual, meados do século e final do século. A obra termina com a simulação de um dia em 2100, em que todas as tecnologias abordadas nos capítulos anteriores são vivenciadas por um personagem fictício.
 
O Mundo Assombrado pelos Demônios
sagan
Mais um título de nosso amado Carl Sagan, desta vez apresentando de forma clara como funciona o método científico. Ele desmitifica as teorias que se “baseiam” na ciência sem qualquer compromisso com o método. Além disso, Sagan propõe que todos devemos ter uma visão cética sobre o que nos é imposto como verdade. Como ele cita “as conseqüências do analfabetismo científico são muito mais perigosas em nossa época do que em qualquer outro período anterior”. Embora o livro tenha sido publicado pela primeira vez em 1995, continua atual, vide a quantidade de dados infundados que são tomados como informações verdadeiras por grande parte da população.

Sobre o Autor

Acha que assistir um bom filme sempre pode melhorar o seu dia

Comentários