A Guerra do Hamburguer (Good Burguer) (1997)

Os protagonistas de Kenan e Kel – o programinha da Nickelodeon que foi responsável por tornar milhões de crianças viciadas em refrigerante de laranja – estrelaram um filme que passou centenas de vezes na sessão da tarde e gravou de forma indelével na minha mente juvenil a frase: “Bem-vindo ao Good Burger, a casa do hambúrguer, posso anotar seu pedido?”. Ed (Kell Mitchell) e Dexter (Kenan Thompson) precisam salvar uma lanchonete de ir à falência por causa de uma grande rede de fast-food inaugurada na mesma rua.

Madrugada Muito Louca (Harold and Kumar Go to White Castle) (2004)

Toda geração tem sua dupla famosa de maconheiros: Cheech e Chong, Bill e Ted, Cabeção e Maumau e, claro, Harold e Kumar, que trouxeram diversidade ao papel, com um asiático e um indiano. Um é super responsável e trabalha duro no ramo de finanças, o outro tenta fugir da pressão colocada pelo pai para que ele estude medicina. Em uma noite de larica eles decidem ir comer hambúrgueres no White Castle (o Bob’s americano). No caminho eles enfrentam supremacistas brancos, a polícia, um guepardo e Neil Patrick Harris. É de longe meu filme favorito da lista, em muito por causa desta cena.

Hamburguer: O Filme (Hamburger: The Motion Picture)  (1986)

Em mais uma daquelas comédias adolescentes dos anos 80 em que tudo gira em torno de peitinhos, Russel Proco é um cara que já foi expulso de diversas faculdades por mau comportamento e recebe um ultimato do pai: nada de dinheiro enquanto ele não conseguir um diploma. É aí que ele resolve cursar a Buster Burger University – uma versão cômica e muito louca da Hamburger University, do McDonald’s. É óbvio que ele encontra uma turminha da pesada e apronta altas confusões.

Fast Food (1989)

Um garotão sai da faculdade precisando de um emprego e descobre que uma amiga tem um posto de gasolina e que está prestes a vender para o Ernest um empresário do ramo de fast food que quer transformar o local em mais uma lanchonete. Ele consegue um empréstimo e, junto à amiga, fazem eles mesmo uma lanchonete. Para derrotar a concorrência, eles colocam no sanduíche um ingrediente secreto afrodisíaco, que deixa os clientes malucos. Mais peitinhos.

Tá chovendo hambúrguer (Cloudy with a chance of Meatballs) (2009)

E pras crianças, não tem nada? Tem, sim. Esta animação conta a história de Flint Lockwood, um jovem cientista que sonha criar algo que faça com que seja reconhecido pelo povo de Boca Grande, uma pequena ilha no Atlântico. Um dia, ele cria uma máquina capaz de transformar água em comida, só que precisa de bastante eletricidade para colocá-la em funcionamento. Ao tentar usar a energia da geradora local, ele perde o controle da invenção e ela ruma para o céu. Flint acredita ter perdido a máquina, mas repentinamente começa a chover hambúrgueres em toda a cidade.

Nação Fast Food – Uma Rede de Corrupção (Fast Food Nation) (2006)

Aqui a parada fica bem mais séria e com certeza vai te fazer perder a fome. Neste filme baseado em um livro bestseller, o marketeiro de uma rede de fast food descobre que a carne dos hambúrgueres está contaminada com esterco. Ele resolve investigar e se infiltra no abatedouro, onde os imigrantes ilegais precisam fazer o trabalho sujo que a empresa esconde. É uma viagem de embrulhar o estômago pelos bastidores e a realidade da indústria.

Fome de Poder (The Founder) (2016)

O filme conta a história do homem que transformou o McDonald’s, uma pequena lanchonete, na maior rede de fast food do mundo, e mostra como não é preciso ter caráter pra ser bem-sucedido e, inclusive, não ter até ajuda. Ele era um vendedor de máquinas de milk shake (Michael Keaton) que vê uma oportunidade de adquirir uma participação nos negócios da lanchonete dos irmãos Richard e Maurice “Mac” McDonald no sul da Califórnia e, pouco a pouco elimina os dois do negócio, transformando a marca em um império.

É isso galera, valeu!
Fiquem com fome. Fiquem abestados” – Steve Jobs