Neste mês do orgulho LGBTQ+, já tivemos um post que fala sobre representatividade na literatura fantástica. O problema é que muitas vezes, principalmente nos livros que mais fazem sucesso, essa representatividade vem por meio de personagens secundários, coadjuvantes. Desta vez, venho trazer alguns livros de fantasia com protagonistas que fazem parte da sigla LGBTQ+. Infelizmente alguns livros não estão disponíveis em português. Para comprá-los, basta clicar nas imagens.

Carry On – Rainbow Rowell

Simon Snow é um bruxo que estuda numa escola de magia na Inglaterra. Profecias dizem que ele é o Escolhido. Você pode até estar pensando que já conhece uma história parecida. O que você não sabe é que Simon Snow é o pior escolhido que alguém já escolheu. 
Poderosíssimo, mas desastroso a ponto de não conseguir controlar sequer sua própria varinha, Simon está tendo um ano difícil na Escola de Magia de Watford. Seu mentor o evita, sua namorada termina com ele e uma entidade sinistra ronda por aí usando seu rosto. Para piorar, seu antagonista e colega de quarto, Baz, está desaparecido, provavelmente maquinando algum plano insano a fim de derrotá-lo. 
“Carry On” é uma história de fantasma, de amor e de mistério. Tem todos os beijos e diálogos que se pode esperar de uma história de Rainbow Rowell, mas com muito, muito mais montros.

Obs: Personagem Gay


Fire Logic* – Laurie J. Marks

Terra, Ar, Água, Fogo.

Estes elementos têm mantido o povo pacífico de Shaftal por gerações com seus sutis poderes de cura, verdade, alegria e intuição. Mas agora, Shaftal está morrendo. A bruxa da Terra que governava Shaftal está morta, e não deixou herdeiros. A casa governante de Shaftal foi derrotada pelos invasores Sainitas.

Os Shaftali mobilizaram um exército de guerrilha contra os saqueadores, mas todo ano o custo de manter a resistência aumenta, deixando o destino de Shaftal nas mãos de três pessoas: Emil, estudioso e guerreiro relutante; Zanja, a única sobrevivente de uma tribo massacrada; e Karis, o ferreiro, uma meio-gigante cujos poderes da Terra podem curar, mas somente quando ela consegue juntar forças para lutar contra seu vício em uma droga letal.

Separadamente, tudo o que eles podem fazer é assistir enquanto Shaftal cai em desgraça, mas se conseguirem achar um meio de trabalhar juntos, pode ser que eles consigam mudar o rumo da história.

Obs: Personagem Lésbica


Pantomime* – Laura Lam

A vida de Gene lembra o sonho de uma debutante. No entanto, ela esconde um segredo que faria com que a nobreza a ignorasse. Gene é tanto mulher quanto homem. Além disto, ela começa a apresentar habilidades mágicas – vistas pela última vez em seres misteriosos de um era quase esquecida. A situação piora quando seus pais planejam uma traição devastadora, então ela foge de casa vestida como um menino.

A cidade além contém relíquias de vidro brilhante de uma civilização perdida. Elas parecem chamar Gene, mas ela quer liberdade, não mistérios. Reinventada como “Micah Grey”, Gene se junta ao circo. Como uma acrobata, ela descobre a alegria de voar – mas o circo tem um lado sombrio. Gene também é assombrada por visões que predizem perigo. Uma tempestade está vindo do passado, será que ela vai ouvir seu rugido?

Obs: Personagem Intersexual e Bissexual


Magic Fell* – Andi Van

Passado e presente estão a ponto de colidir, e o mundo nunca mais será o mesmo.

A magia sumiu do mundo por um milênio, e agora se faz mais necessária que nunca antes. É dever do jovem Tasis Kadara reviver a Guilda de Magos da Garra do Dragão, da qual só restam histórias. Mas em uma cultura em que o poder arcano é proibido e os praticantes são executados, Tasis precisará manter sua aptidão para mágica em segredo. Com nada além de sonhos bizarros e um gato misterioso para lhes apontar a direção certa, Tasis e sua irmã, Zaree, saem em busca de uma ilha escondida que foi o lar da Guilda no passado.

Kelwin Tiovolk deixa sua vila, seguindo a sugestão de seu mentor. Como um elfo entrando em terras humanas, ele está em perigo simplesmente por ser quem é. Uma briga de taverna o leva diretamente ao caminho do rapaz com quem ele está sonhando, e ele se sente compelido a ajudar Tasis e sua irmã do modo que puder. Juntos, o trio pode ter um chance de cumprir sua missão – ou podem morrer tentando.

Obs: Personagem Transgênero


The Last Chronomancer* – Reilyn J. Hardy

Acompanhe Mae em uma tumultuosa jornada onde ele é forçado a confrontar as terríveis memórias de seu passado.

Maestri Craft, 19 anos, está perfeitamente feliz em viver numa cidade pequena em Aridete. Um lugar em que ele já tem vivido por 8 anos. Sua vida era segura, simples e ordinária, mas nada disso era o suficiente para seu melhor amigo, Jace. Jace ia fazer 20 anos, e nos olhos do povo de mun, isto significava que ele se tornaria um homem. Mas Jace não é de mun e isso o põe em perigo, possivelmente acabaria com sua vida.

Sabendo que Jace seria forçado a deixar a cidade, Mae não o deixaria ir sozinho. Ele também tinha segredos, e já era tempo de ele fazer algo a respeito. A jornada dos rapazes os levará a uma aventura única. Desde serem perseguidos por uma bruxa, passando por voar em cavalos alados e até um confronto com um vampiro, eles fazem amigos e inimigos de todas as espécies. O único problema é que nada é preto no branco, e nem todo mundo é tão amigável quanto parece. Assombrado por uma maldição que corre no seu sangue, logo fica claro para Mae que não importa o que você faça ou quão longe corra, seu passado sempre o alcançará.

A história de dois, amaldiçoados com a destruição. Um com a força para matar, o outro com a coragem para resistir.

Obs: Personagem Assexual e Arromântico


Vocês sabem de mais algum livro com representatividade LGBTQ+? Deixem sugestões nos comentários.

* Tradução não oficial da sinopse, feita por mim.