Depois da Lua Azul, as estrelas cadentes estão chegando em Manaus. É que em todo o mês de agosto pequenos pedaços de detritos do cometa Swift-Tuttle – ou chuva de meteoros Perseidas – caem aqui na Terra e nós meros mortais podemos observá-los a olho nu na região Norte e Nordeste.
Quem lembrou da chuva de meteoros de Pégasus? É quase isso: a chuva de Perseidas são assim chamadas devido ao ponto do céu de onde parecem vir, o radiante, localizado na constelação de Perseus.
Coincidências nerds à parte, os meteoros esquentam tanto o ar ao redor que podemos ver uma espécie de hadouken o feixe de luz característico quando chegam em nossa órbita. Ou seja, teremos uma verdadeira chuva de estrelas cadentes no céu.
E dá para ver esta maravilha também em Manaus. Entre hoje (12) e amanhã (13), é só dar uma olhada para cima e fazer uns pedidos básicos.
O Mapingua Nerd tem umas dicas para você aproveitar ao máximo esta oportunidade. Confira.
1) Procure um lugar com pouca luz. Só olhar para cima não te garante que a iluminação pública te ajude a enxergar.
2) Arrume uma cadeira reclinável. Man, você não vai aguentar ficar muito tempo com o pescoço virado para cima e ainda curtir a paisagem.
3) Durma logo. O melhor horário para ver o fenômeno é a partir das 02h da manhã do dia 13 até a manhãzinha. Ou seja, vai acontecer quando a noite é escura e cheia de horrores. Se você tiver aula no dia seguinte ou tem de ir para a labuta, você pode fazer isso sem virar um zumbi.
4) Pegue um cobertor. Aí tu dizes: estes Mapinguas não sabem de nada. Jovem padawan, nem toda a madrugada de Manaus é quente.
5) Se ficar na varanda, no quintal ou fora de casa, use repelente. Todos os carapanãs são Sith e ponto final.
6) Não esqueça a máquina fotográfica. É claro que o celular resolve, mas dificilmente você conseguirá uma captura excelente. Se você tem uma máquina digital, leve-a consigo no kit de Primeiros Socorros Para A Observação Das Estrelas Cadentes MN. Se não tem, use o smartphone para fazer um pequeno vídeo e manda pra gente!
7) Tenha logo em mente todos os pedidos a fazer. Seja rápido! A previsão é de haver 100 estrelas cadentes na ‘hora de pico’ do fenômeno, mas é sabido que a taxa média é de uma por minuto.
8) Este também é um excelente momento para tirar aquele seu aparelho observador (luneta, binóculo, etc) do armário e aproveitar intensamente. Não tem? Sem problemas. Por aqui estará bem visível.
9) Assista sem medo. Geralmente as estrelas cadentes são do tamanho de grãos de areia e raramente atingem o solo. Nem todos os observadores devem morrer.
10) Tente tudo isso mesmo. Sério! A chuva irá coincidir com a ausência de luar, fenômeno que não acontece desde 2007 e favorece as condições de observação. Esta é a sua melhor oportunidade em anos-luz.
Foto: Geminidas Pendleton/ Thomas W. Earle