10 coisas pra fazer no Tolkien Reading Day além de ler

Publicado em 25 de março de 2016 | Por Thiago Henrik | Cinema, Games, Literatura, Música

O dia 25 de março é celebrado por todos os povos livres da Terra-Média, por marcar a derrota do Senhor dos Anéis, Sauron, e a queda de Barad-Dûr. É também o dia em que os fãs de Tolkien celebram sua obra relendo seus escritos. Mas além de revisitar a Terra-Média através do livro, listei outras 10 coisas bem bacanas – e disponíveis na internet – que você pode fazer para comemorar esse abençoado feriado.

1 – Assistir a este filme sobre a vida de Tolkien:

O filme Tolkien’s Road, um curta-metragem independente, mostra a jornada do autor até escrever e lançar seu primeiro sucesso, O Hobbit, passando pelo trauma de ter lutado na I Guerra Mundial, seu amor por sua esposa e filhos e a amizade com C.S. Lewis e os outros Inklings.


2 – Entender toda a mitologia da Terra-Média em menos de 10 minutos

Se você chegou aqui por curiosidade mas não leu os livros  e sempre fica ‘boiando’ quando seus amigos começam a falar de elfos, anões e magos, uma boa maneira de entrar na conversa é assistir a esses dois vídeos que explicam de forma resumida a mitologia criada por Tolkien.


3 – Ouvir o Silmarillion narrado em português:

O projeto do grupo Tolkien Brasil pretende narrar todo o Silmarillion em português e disponibilizar gratuitamente no Youtube. Já foram publicados 3 partes, que cobrem o Ainulindalë –  a música dos Ainur – , que conta a criação de Arda.


4 – Assistir a esses prelúdios de O Senhor dos Anéis:

Os filmes The Hunt for Gollum e The Born of Hope foram feitos de forma independente por fãs e relatam acontecimentos anteriores aos de O Senhor dos Anéis, baseado nos apêndices do livro. The Hunt for Gollum começa quando Gandalf pede ao ranger Aragorn que encontre Gollum e descubra mais sobre o Um Anel. E The Born of Hope conta a história dos Dúnedain, mostrando como os pais de Aragorn (Arathorn e Gilraen) se conhecem enquanto seu povo tenta sobreviver em uma terra selvagem e resistir às forças das trevas que intentam sua destruição.


5 – Aprender mais sobre Tolkien com o “Tolkien Professor”

The Tolkien Professor é o apelido carinho de Corey Olsen, um doutor e professor universitário especializado nas obras de Tolkien. Além de ter comprado um dos livros dele (“Explorando O Hobbit de J.R.R. Tolkien”), escuto seu podcast há alguns anos. Nele, um grupo de acadêmicos discute, entre outra coisas, a adaptação dos escritos de Tolkien para outras mídias. Atualmente eles estão em um projeto que discute, de forma hipotética mas levada muita a sério, adaptar O Silmarillion para uma série de TV. Escute AQUI.


6 – Explorar a Terra-Média neste mapa interativo do Google:

Captura de Tela 2016-03-24 às 18.38.57

Feito para o lançamento do filme O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, este mapa interativo no estilo Google Earth mostra curiosidades de locais como o Condado e Gondor e também acompanha a jornada de heróis como Frodo, Gandalf, e Bilbo. Acesse AQUI.


7 – Assistir aos extras do DVD/Blu Ray de O Senhor dos Anéis.

O box especial de O Senhor dos Anéis tem horas e mais horas de entrevistas, making of e documentários acerca do filme e da obra de Tolkien. Além de muito informativos, tanto para fãs de cinema quanto dos livros, assistir a esses extras sempre me leva de volta àquela época boa e mágica em que os filmes foram lançados e me deixam com aquele quentinho gostoso no coração.


8 – Aprender a história da Terra-Média nesses documentários gravados dentro do jogo online

Esse projeto de um youtube gamer gringo conta a história de lugares como O Condado e Bree, usando os cenários do jogo Lord of the Rings Online. Além de um conteúdo histórico muito legal, o primeiro vídeo contém a única adaptação em vídeo do Expurgo do Condado que já vi na vida, então já vale assistir só por isso.


9 – Matar a saudade do GBA e do SNES com esses jogos de SDA e O Hobbit

Lord_of_the_Rings-Fellowship_of_the_Ring_(GBA)_02

A obra de Tolkien já foi adaptada em centenas de jogos eletrônicos, sendo o Shadows of Mordor, para PS3/4 e Xbox 360/One o mais recente (a propósito, jogue esse se puder! Matar Orcs nunca foi tão viciante). Mas como a proposta dessa matéria é oferecer opções disponíveis online, e o Mapingua Nerd não apoia a pirataria, eu trouxe jogos dos saudosos Super Nintendo e Game Boy Advance, meus consoles de mesa e portátil favoritos, porque como os jogos não estão mais à venda, tá sussa. É só baixar as roms e os emuladores e se divertir. Se você não sabe como usar emuladores, aprenda AQUI.

RomsThe Lord of The Rings (SNES) | The Hobbit (GBA) | The Fellowship of the Ring (GBA) | The Two Towers (GBA) | The Return of the King (GBA) | The Third Age (GBA)

Emuladores: GBA (PC) | SNES (PC) | GBA (Mac) |  SNES (Mac)


10 – Escutar o Nerd Songs Vol. 2 – Rock na Terra-Média

rocknaterra

Quase lá no início do Mapingua Nerd eu montei uma playlist só com músicas de Rock que falam sobre A Terra-Média. Tem Blind Guardia, Led Zeppelin, Black Sabbath… tá esperando o que? Let’s headbang for Tolkien, man! \m/


BÔNUS – Ler as fodásticas Crônicas de Acheron

shadowed_land_avathar_by_grrrod

Publicadas toda quarta-feira aqui no Mapingua Nerd, As Crônicas de Acheron é uma série literária de fantasia totalmente inspirados em O Silmarillion e O Senhor dos Anéis e escritas por um autor amazonense. Vale muito a pena conferir, clicando AQUI.

Sobre o Autor

veste Capa-e-Espada despojado, seus ̶h̶o̶b̶b̶i̶t̶s̶ hobbies favoritos são: filmes massa-velho, histórias de fantasia e mangás apelativos. Já alcançou o 7º sentido, destruiu o Um Anel na Montanha da Perdição, chegou ao último andar da Torre Negra, retirou a espada da pedra e já perdeu muitos pontos para a Grifinória. Não abre mão do segundo café da manhã e costuma esquecer que o mundo não está em seus livros e mapas. Instagram: @thiabolico

Comentários

  • antonioii

    Lágrimas.